VOCÊ SABE PORQUE O PREÇO DO COMBUSTÍVEL TEM 3 DÍGITOS APÓS A VÍRGULA?

0 Comments

Spread the love
Compartilhar

Quando você vai abastecer o carro, já reparou que o preço do combustível possui três dígitos após a vírgula?

Em nosso país, etanol, gás, diesel e gasolina são os únicos produtos comercializados com esse tipo de cobrança. No entanto quase ninguém entende o que esse representa.

Desse modo, o dígito que muitos não percebem ou não procuram entender, tem papel no valor que pagamos ao abastecer. Mas qual?

Então surge a dúvida, se esse é benéfico ou não ao consumidor certo? Pois, a princípio pode não parecer, mas cada pequena despesa influencia em nosso orçamento.

Então, confira nosso artigo, porque iremos explicar como este funciona!

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual o Significado dos 3 Dígitos?

Se você faz abastecimento de carro, já reparou que ao pagar você utiliza o método tradicional de cobrança. No Brasil, nossa moeda só possui dois dígitos após a vírgula.

Dessa forma, se o preço fosse cobrado normalmente os postos de combustíveis acabariam por arredondar o preço para cima.

Essa prática legalizada pela ANP, criada em 1994, prevê assim que o valor final não seja cobrado de mesma forma. Ou seja, o último dígito é anulado, impedindo que os postos lucrem de forma indevida.

Uma vez que, a venda de combustível é feita em metros cúbicos, do revendedor para os postos. Entretanto, para o consumidor, esta é feita em litros.

Porque Os 3 Dígitos São Utilizados?

Agora você deve estar se perguntando “Se não pagamos pelos três dígitos, porque estes são praticados no mercado?”

Primeiramente, precisamos compreender a complexidade no cálculo do combustível. Este envolve fatores como, custos na produção e distribuição, bem como nos impostos e em sua revenda.

Utilizar duas casas não iria expressar de forma correta seus valores. Pois em pequena escala, valores como 0,002 parecem não fazer diferença certo?

No entanto, ao ampliar sua escala, não contabilizar estes pode prejudicar a comercialização de combustíveis. Gerando assim, prejuízo para as fábricas que possui diversos custos.

Combustível e Orçamento

Então, agora você já sabe para o que serve os três dígitos e como o preço do combustível interfere em ambos os lados do mercado.

Sendo assim, a forma de cobrança também ajuda na competitividade no mercado de abastecimento de combustíveis. Pois, quem possui menores dígitos, obtêm lucros maiores.

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, imagine que o preço da gasolina está a 2,786. Se ocorrer o arredondamento o valor final de venda seria de 2,79 ao invés de 2,78 que é praticado.

Logo, quando o consumidor enche o tanque do carro, esse somatório acaba elevando o preço pago pelo consumidor. Fazendo então, com que a margem de lucro dos postos seja maior do que deveria.

Fazendo os cálculos no final do mês é possível notar a diferença que essa acaba tendo no orçamento do comprador. Que têm assim, uma economia maior.

 

Nota-se então, que o valor praticado pelos postos favorece o consumidor, possibilitando uma cobrança justa e uma economia.

Impedindo então que um lucro indevido seja feito por parte dos revendedores, que são os postos de abastecimento.

Portanto, a utilização dos 3 dígitos é beneficiaria apenas entre produtor e revendedor. Impedindo que quem produz, acabe tendo prejuízo na hora de vender seu produto aos postos.

Ainda possui alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe para que mais pessoas se beneficiem com esta informação!

 

Saiba mais sobre carros no seu Guia Completo: Carro Perfeito.com