VOCÊ SABE DIFERENCIAR OS PNEUS DO SEU CARRO?

0 Comments

Spread the love
Compartilhar

Para seu carro possuir maior segurança, os pneus são itens fundamentais. Dessa forma, você precisa voltar sua atenção também para o alinhamento e a calibragem destes.

Sendo assim, cuidados errados podem trazer seus riscos, as vezes levando a multas, bem como defeitos mecânicos.

O essencial é ler o manual, pois nele o fabricante indica todos os fatores que você deve saber. Como os cuidados com seu pneu, além de indicar qual o tipo certo para seu carro.

Afinal de contas, todos queremos um carro seguro. Então, confira nosso artigo, pois iremos falar mais sobre alguns modelos de pneu.

 

 

 

 

 

 

 

Tipos De Pneus

Agora iremos falar um pouco sobre o básico desses itens, os tipos existentes para cada uso. Gerando assim, uma maior segurança para aqueles que o utilizam.

  • On-Road

Indicado principalmente, para o uso em asfaltos. Pois, sua área de contato é maior, devido aos seus sulcos menores na banda de rodagem

Trazendo então, uma maior aderência, além de possuir eficiência no escoamento da água. É o tipo mais indicado para uso comum.

  • Off-Road

Para o uso em estradas de lama ou de terra, possuem alta estabilidade e frenagem. Garantindo uma maior resistência em seu uso.

Seu design possui sulcos largos, banda de rodagem espaçada e uma carcaça bem reforçada.

  • Mistos

Este tipo de pneu é utilizado para ambos os solos. Possuindo resistência maior e um visual forte, no entanto aumenta o consumo do combustível. Bem como, maiores ruídos em alta velocidade e valor elevado.

  • Verdes

Ou chamados também de ecológicos, estes diminuem o consumo de combustível, e a emissão dos gases poluentes na fabricação. Outros fatores positivos são sua leveza, duração e menores ruídos.

Bem como, um desempenho eficaz em pistas molhadas, que reduz os riscos de aquaplanagem.

Manutenção e Segurança

Para que seu carro tenha maior segurança, é necessário realizar a manutenção periódica do pneu. Garantindo então, seu funcionamento e a sua durabilidade.

  • Rodízio de Pneu – evita o desgaste irregular, diminui o consumo do combustível e seus ruídos. Consistindo assim, na troca de posição destes pelo seu mecânico, afim de igualar o desgaste temporal.
  • Calibragem – aqui estamos falar da pressão ideal que o fabricante recomenda. Se estiver correta, produzirá assim, menor calor em atrito com o solo. Logo, contribuindo para economias de combustível e redução do desgaste.
  • Balanceamento e Alinhamento – para o primeiro recomenda-se ser feito quando novos pneus são colocados. Bem como, ao sentir temores do volante, a velocidades acima de 70 km/h. Já para o segundo, é recomendado que seja feito a cada 5 mil km percorridos.

Código de Tamanho: Identificação

Todos os pneus, vem com um código que indica seu tamanho e outros fatores. A seguir, irei dar um exemplo de código e explicar o que cada informação indica.

P205 /75 R15 84H

P: indica qual é o tipo de pneu. Existindo assim, quatro modelos: Passeio, Light Truck, Special Trailer e Temporários.

205/75: aqui então, temos a indicação de seu tamanho. Na primeira numeração é identificado em milímetros qual a largura da banda de rodagem. Já para a segunda, temos a altura do pneu. Indicada a partir da proporção entre cintura e banda de rodagem.

R: indicando assim, qual o formato da malha de aço que o pneu possui. Hoje, o mais comum é radial, pois só estes podem operar tubeless (sem câmera).

15: aqui vemos o raio das rodas em polegadas.

84: este é o indicar de quanto peso o pneu pode suportar, ou seja, seu índice de carga.

H: por último, temos o indicador de velocidade máxima suportada.

 

Dessa forma, conta-se qual a importância de saber identificar pneus, pois cada carro exige um tipo específico. Sendo assim, você aumenta a duração e desempenho destes. Ao passo que, cuida da segurança de seu carro e da sua vida!

Este artigo foi útil? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

Saiba Mais em seu Guia Completo: Carro Perfeito.com