Apaixone-se pelo seu veículo, os cuidados imprescindíveis para melhor conservação

0 Comments

Quem não gosta daquele cheirinho de carro novo quando entra no interior de um veículo, quer aprender como conservar seu veículo de forma que ele esteja sempre com aquela aparência e cheiro de novo?

Nada melhor que ter um carro bem conservado e limpo, ninguém gosta de ver um carro em má conservação e também é fato que o carro mal conservado perde seu valor de preço na hora da venda.

Saiba agora como conservar seu veículo deixando-o com uma aparência de novo!

Pintura

A pintura é a alma do carro, quando a pintura do carro esta conservada e brilhante encanta qualquer um que o veja. É necessário cuidados para com a pintura do seu carro, para que ele esteja sempre brilhante e conservado.

 

Cera

A cera ajuda a proteger a camada de verniz, sem a camada de cera o verniz fica exposto ao sol deixando a pintura ressecada, opaca e sem brilho.

O carro após sua fabricação é levado a concessionárias onde muitas destas realizam o enceramento, porém tem de se levar em conta que há algumas ceras com pouca durabilidade e qualidade, neste caso por precaução é necessário encerar o carro após a retirada na concessionária.

Há diversos tipos de ceras automotivas, as ceras comerciais tem a duração de 1 a 3 meses, porém poucos sabem que existem as ceras profissionais que destacam mais o brilho e tem duração media de 6 meses a 1 ano de duração.

 

Evite arranhões

Caso não tenha ainda a total confiança de direção com seu veículo, não se exponha muito estacionando em locais apertados e muito movimentados.

Evite também deixar seu carro em locais muito perigosos ou perto de cruzamentos movimentados, existem pessoas de mau caráter que poderá arranhar seu carro apenas por maldade ou pessoas imprudentes que poderão acabar batendo o veículo por direção perigosa contra seu carro.

 

Interior

Nada como entrar no carro e ver aquele brilho e limpeza no interior do veículo não é mesmo?

Para que o interior continue preservado é necessário cuidado, você pode utilizar produtos para melhor conservação do interior e também uma ferramenta importante e muito útil em alguns casos: O pano úmido!

Isso mesmo, o simples pano úmido pode ajudar muito na conservação do interior do veículo, ele pode ser utilizado no painel, no teto, no volante. Mas lembre-se, é importante o pano estar limpo e não ser de material áspero.

Evite consumir alimentos, cigarros e bebidas no interior do carro, peça também aos passageiros que respeitem essa regra. Você poderá economizar muito dinheiro com a limpeza dos bancos e carpetes.

Uma boa dica para quem possui bancos de couro é limpa-lo com detergente e hidrata-lo com um hidratante específico para couros toda vez que achar necessário.

 

Motor

O motor é a principal parte do carro, sem ele funcionando corretamente o carro não irá se locomover como o desejado.

Para se conservar o motor é necessário estar sempre em dia com as manutenções preventivas e atento ao nível de óleo e água.

Nada de prolongar a troca de óleo, o óleo que circula no motor é o responsável pelo bom funcionamento do motor, caso ele fique muito tempo dentro do sistema ele irá ficar com uma qualidade ruim, densa e cheia de resíduos.

Evite também andar em rotações baixas na marcha alta, se você já leu o manual de proprietário de seu veículo provavelmente você sabe que seu fabricante indica certas velocidades para trocas de marcha. Na maioria das vezes a segunda marcha é indicada aos 20 KM/h, a terceira até os 45 KM/h, a quarta de 60 KM/h a 70 KM/h e a quinta marcha é indicada caso trafegue por mais tempo acima dos 60 KM/h.

 

Pneus

Para se preservar os pneus são necessários cuidados e manutenções preventivas para que a vida útil do pneu dure mais tempo. Veja as dicas:

Evite arrancadas e frenagens bruscas, quando você arranca e freia o carro de maneira brusca você transfere mais peso do carro para o pneu, fazendo assim o desgaste da borracha.

A calibragem do pneu também é bastante funcional para a conservação, a pressão de ar calibrada do pneu é responsável por fazer com que o peso do carro seja distribuído de forma equilibrada por todo corpo do pneu.

Evite excessos de peso, o excesso de peso faz com que o peso também seja transferido para os pneus, desgastando-os mais.

 

Abastecimento

Abasteça sempre em postos confiáveis, no Brasil há muita ocorrência de postos que adulteram combustíveis para tirar vantagem do consumidor vendendo um produto mais barato, mas que poderá sair caro.

Fique de olho no frentista de posto que ira abastecer seu carro, caso ele coloque o combustível errado você terá sérios problemas.

Fiscalize também se o frentista encherá demais o tanque do carro, caso ele encha até a boca, o combustível poderá entupir o cânister.

Caso seu veículo atenda o combustível da gasolina, existe nos postos a gasolina aditivada que ajuda a limpar o motor do carro, ela mantem limpos os bicos de injeção eletrônica, possuem antioxidantes que ajudam na melhor conservação do combustível, anticorrosivos que evitam a corrosão de materiais metálicos dentro do motor e também uma melhor queima melhorando a eficiência do motor.

 

Condução

Como diz o velho ditado “A pressa é a inimiga da perfeição”

O condutor que conduz seu carro de forma impulsiva tem mais chances de adiar a vida útil de algum componente  do carro além de se expor mais a algum acidente ou colisão.

Andar em velocidade mais alta faz com que consequentemente necessite de realizar mais frenagens assim sendo desgastando mais as pastilhas e os pneus. Andar em alta velocidade também pode forçar mais os componentes de direção nas curvas em alta velocidade e até ficar sujeito a passar sobre buracos imprevisíveis nas vias, fazendo com que seja necessário fazer o balanceamento e alinhamento mais cedo.

Seja mais consciente e calmo no transito, evite dirigir de modo impulsivo e imprudente no trânsito, seu carro lhe agradece!

 

Saiba Mais em seu Guia Completo: Carro Perfeito