11 maneiras para você economizar mais seu combustível

0 Comments

Spread the love
Compartilhar

Você sabe como economizar o combustível do seu veiculo?

O combustível de gasolina no Brasil chegou a ultrapassar R$9,00/L em algumas localizações do país no ano de 2018, quer saber como economizar o combustível do seu carro? Veja as dicas de economia de combustível no artigo abaixo:

Calibragem dos Pneus

A falta de calibragem dos pneus gera má distribuição do peso nas rodas e acaba forçando mais o motor e assim consumindo mais gasolina.

O pneu não calibrado ou calibrado na pressão errada pode acrescentar até 3% a mais no consumo do combustível, pode até parecer pouco no início, mas no final do mês tenho certeza que seu bolso irá agradecer.

O processo de calibragem pode ser realizado na maioria dos postos de combustíveis, no equipamento de calibração indique a pressão necessária e calibre os pneus, uma dica é dar uma olhada no manual do proprietário para saber em exato qual a pressão recomendada pelo fabricante.

É recomendado calibrar os pneus a cada 15 dias para melhor eficiência, e não se esqueça de calibrar também o estepe.

 

Esteja em dia com a manutenção preventiva

A manutenção preventiva serve para que haja a vistoria e a troca de componentes do carro, necessários para melhor eficiência do veículo. Sempre esteja atento ao prazo estipulado pelo fabricante para as trocas de velas, manutenção no carburador e limpeza dos filtros de ar e de óleo.

As velas são um dos componentes que mais influenciam no controle de consumo de combustível, caso ela estiver desgastada irá queimar mais combustível.

É recomendado realizar a manutenção preventiva em locais específicos regulamentados e indicados pelos fabricantes do veículo. Procure se informar com seu fabricante ou concessionária do local mais perto de você.

 

Evite dirigir de forma agressiva

Dirigir de forma agressiva convenhamos que irá forçar mais o motor, assim sendo consequentemente irá aumentar também o consumo de combustível.

Principalmente se o seu desejo é economizar combustível na cidade, devido ao grande trafego de veículos você será obrigado a frenar e arrancar diversas vezes caso esteja apressado, logo assim em cada arrancada brusca você estará forçando muito mais o motor.

Caso esteja atrasado para um compromisso diário, tente sair mais cedo de casa para trafegar mais tranquilamente nas vias. Você estará contribuindo para sua segurança e até para sua saúde, pois a direção agressiva eleva os níveis de estresse do corpo.

 

Saiba usar o ar-condicionado

O consumo de ar-condicionado eleva em até 20% o consumo de combustível do veículo, pois o sistema de refrigeração do ar-condicionado é operado pelo sistema do motor.

O segredo é utilizar o ar-condicionado somente se for necessário, e no caso, sentir um ventinho no rosto vindo da janela também é muito refrescante em dias de calor, mas não abra muito os vidros caso esteja em vias rápidas, pode atrapalhar na aerodinâmica do carro e consumir um pouco a mais de combustível.

 

Quanto mais peso mais esforço

Evite levar bagagens desnecessárias em suas viagens, o peso influencia na força que o motor tem de fazer para mover o carro, quanto maior o peso maior é o esforço do motor.

Procure levar em seu carro somente o que for necessário.

 

Mantenha a velocidade constante

Manter uma velocidade constante evitando frenagens desnecessárias faz com que o motor não precise forçar a todo o momento para atingir novamente a velocidade desejada.

Uma boa dica para manter uma velocidade mais constante é usar o freio-motor reduzindo marchas ao invés da frenagem em alguns casos, pois a frenagem irá necessitar um maior esforço do motor para voltar à velocidade logo após.

 

Fique atento às variações de preços

No caso de seu veículo ser Flex, você pode analisar qual combustível está mais acessível em relação ao custo benefício, compare os preços do álcool e da gasolina e a quilometragem por litro de cada feito por seu veículo.

Fique atento também aos postos mais baratos na sua cidade, mas seja cauteloso verifique a qualidade do combustível caso desconfie do preço.

 

Troque de marcha corretamente

A marcha e a velocidade do veiculo devem caminhar juntas, caso utilize uma marcha pequena em uma maior velocidade, a rotação do motor será maior, necessitando maior esforço do motor para continuar. Caso tenha acesso ao manual do proprietário procure a melhor indicação para trocas de marchas do seu veículo de acordo com o seu fabricante.

 

Ponto morto não economiza combustível

Mito! Deixar o veículo em ponto morto em velocidades mais altas não economizará combustível, a única coisa que esta técnica ira fazer é deixar seu carro instável, e também suas pastilhas de freio serão desgastadas mais rapidamente por falta de uso do freio-motor conjuntamente.

 

Faça o alinhamento e balanceamento sempre que necessário

O alinhamento e balanceamento fazem com que a roda do carro fique mais estável e os pneus fiquem com mais aderência ao asfalto, aumentando assim a eficiência do carro.

 

Saiba mais sobre este conteúdo em seu Guia Completo: Carro Perfeito